Riscos de Engenharia
Mesmo com todas as medidas de segurança, o ambiente de um canteiro de obras favorece a ocorrência de danos materiais ou corporais. Por isso, o seguro para riscos de engenharia tem o objetivo de garantir ao construtor indenização dos prejuízos causados por acidentes ou imprevistos durante a execução de obras civis, instalação e montagem de máquinas, equipamentos e quebra de equipamentos de produção. Este seguro cobre vários danos às obras, imóveis e demais estruturas em construção e aos equipamentos utilizados em consequência de falhas de engenharia. A contratação deste seguro está disponível apenas para pessoas jurídicas.
A aplicação de seguro de riscos de engenharia é ampla e sua contratação, recomendada em todas as especialidades do setor, com engenharia civil, elétrica, mecânica, metalurgia, naval, nuclear, etc.
Tipos de coberturas
O seguro de riscos de engenharia garante, basicamente a reposição de bens que tenham sofrido danos materiais. Oferece cobertura contra todos os riscos para os bens segurados, desde que o sinistro seja decorrente de qualquer acidente que possa resultar em perdas, danos e avarias às construções, montagens e máquinas em funcionamento.
As classificações do ramo riscos de engenharia compreende várias categorias, estruturadas em duas grandes fases: antes e após o funcionamento.
Na fase antes do funcionamento, existem as modalidades:
Obras Civis em Construção
Instalação e montagem
Obras Civis em Construção, Instalação e Montagem
Na fase de funcionamento, as modalidades são:
Quebra de máquinas
Equipamentos Eletrônicos
Danos na fabricação (Works Damage)
Lucros Cessantes em Decorrência de Quebra de Máquinas (LC/QM)
Quebra de Máquinas com Interrupção de Produção (QM/IP)
Riscos Operacionais (RO)